Apesar do surgimento das estrias na gravidez ser algo muito comum, incomoda muitas mulheres. As dúvidas mais frequentes é se elas podem ser evitadas nesse período ou o que fazer quando os temidos tracinhos aparecem na pele. É possível dar fim a elas?
Outro motivo muito questionado é se as estrias só aparecem quando há muito ganho de peso. O que sabemos ao certo é que muitos são os fatores que contribuem com o seu aparecimento e vamos esclarecer todos eles para você. Acima de tudo, explicar como preveni-las.
Quais são os principais motivos para o surgimento das estrias?
As estrias são degradações das fibras de elastina e do colágeno, que são responsáveis pela sustentação da pele. Sendo assim, no início as marcas aparecem como linhas vermelhas e com o passar do tempo elas se tornam brancas, daí ficam com a aparência enrugada.
Os principais fatores que contribuem para o aparecimento das estrias são:
- Falta de hidratação em regiões como seios, glúteos, parte inferior das coxas e barriga;
- Hereditariedade;
- Alterações hormonais;
- Predisposição genética;
- Ganho excessivo de peso.
A má notícia é que os tratamentos mais eficazes são aqueles que precisam ser feitos pós-parto, porque são procedimentos que incluem aplicação de laser ou peelings que contêm ácidos.
Então, o melhor mesmo é tentar prevenir ao máximo as indesejadas marcas ou diminuir o seu aparecimento. Para isso, vamos dar algumas dicas de produtos e ativos que irão ajudar bastante você ganhar essa batalha. Não desanime!
Como prevenir as estrias no período da gravidez?
O mais eficaz é a hidratação todos os dias, já no início da gestação, porque fortalece a barreira protetora da pele. Da mesma forma, é ter uma alimentação equilibrada que irá garantir ganhos à saúde e, consequentemente, para a pele. Já o aumento do peso deve ser de forma gradual, o que irá te ajudar muito a ter bons resultados.
Por fim, mas não menos importante: nos últimos três meses de gestação os cuidados devem ser redobrados. O indicado é você hidratar a pele pelo menos três vezes ao dia: ao acordar, depois do banho e antes de dormir.
Quais são os produtos permitidos para o uso na gravidez que previnem as estrias?
É preciso ter bastante atenção aos rótulos porque a maioria dos produtos não pode ser usado pelas gestantes. Opte por aqueles que têm na composição ingredientes naturais, mas a recomendação é sempre avisar ao médico, antes da aplicação. Os principais ativos liberados são:
- Aloe vera;
- Óleo da semente de uva;
- Óleo de amêndoas;
- Manteiga de karitê;
- Glicerina;
- Dexpantenol;
O ácido hialurônico pode ser usado nesse período de gestação ajudando bastante na hidratação e também porque estimula a produção do colágeno. Outro ativo que as grávidas podem utilizar sem medo é a água termal. Enquanto isso, a uréia deve ser evitada porque aumenta a penetração de outros ativos na pele, podendo trazer riscos à grávida e ao bebê.
Para facilitar à sua vida, fizemos uma seleção de produtos que contêm os ativos recomendados às gestantes para prevenir as estrias.
- Creme para prevenção de estrias, Mustela Maternité – compre aqui;
- Óleo de amêndoas doces SÈVE, Natura – compre aqui;
- Bepantol Derma Hidratante Intensivo – compre aqui;
- Creme Antiestrias Maternity, Cicatricure – compre aqui;
- Óleo para pele, Bio-Oil – compre aqui;