Questões hormonais, genética e exposição ao sol certamente ajudam no aparecimento das manchas: mais conhecido como melasma na gravidez. Saiba como evitar.
A gravidez pode ser um dos períodos de maior transformação na pele do seu rosto, corpo e cabelos. Provavelmente você tem alguma amiga que sofreu com o aparecimento de manchas marrons , que na maioria das vezes ficam bens visíveis na testa, queixo, acima da boca e nas bochechas, da mesma forma, podem surgir nos braços, axilas e virilhas.
Não se preocupe mais, porque vamos contar o que você realmente precisa entender sobre o melasma e, consequentemente, já ficar por dentro de como evitar e tratar.
O que é o melasma? Por que surge?
O melasma é a hiperpigmentação da pele. Antes de tudo, você precisa entender que essas manchas aparecem no período da gravidez porque fatores hormonais – aumento do estrógeno e progesterona – estimulam a formação de melanina em algumas partes do seu rosto e, possivelmente, do corpo.
Ainda não há comprovação científica, mas muitos dizem que questões hereditárias ou genéticas ajudam no aparecimento dessas manchas, por isso, não é todas as mulheres que sofrem com o melasma na gravidez.
Quando o melasma aparece na gravidez? As manchas somem?
Na maioria das vezes entre cinco e seis meses de gestação. O melasma na gravidez pode desaparecer após o nascimento do seu bebê. Entretanto, é mais comum as manchas só ficarem claras.
Como prevenir o melasma?
A boa notícia é que a ação mais eficaz é muito simples: o uso do protetor solar, com cuidados redobrados e da maneira correta:
- Aplicar o protetor solar 30 minutos antes de sair de casa;
- Uma colher de chá de protetor solar serve para o rosto e pescoço;
- Reaplicar o protetor solar a cada duas horas;
- O FPS pode ser a partir de 30;
- Protetor solar com cor é mais eficiente para proteção também da luz artificial, que é aquela dos ambientes fechados.
Associado ao protetor solar, você pode fazer o uso tópico da vitamina C após o terceiro mês de gestação. Dessa maneira, é muito provável prevenir ou amenizar as manchas.
Outro cuidado importante é evitar a depilação tanto no rosto, virilhas ou axilas que seja feita usando os métodos convencionais como laser ou cera, porque podem estimular a produção de melanina ajudando no aparecimento de manchas. Caso não consiga deixar de fazer, você precisa ter bastante cautela.
Como tratar o melasma?
Você cuidou e mesmo assim não conseguiu amenizar muito. Calma, não se desespere. Como disse anteriormente, pode ser que as manchas fiquem mais claras após os primeiros meses pós-parto.
Não é recomendável fazer peelings abrasivos, uso de ácidos ou laser durante a gravidez. Esses tratamentos devem ser realizados após o período de gestação e lactação. Alguns especialistas sugerem o peeling de cristal que faz uma leve esfoliação. O uso frequente do protetor com cor também pode promover o clareamento das manchas.
Confira alguns produtos para combater o melasma na gravidez, que não têm contraindicação para serem usados no período da gravidez. Mas, acima de tudo, indico você consultar o seu médico, antes de usá-los:
1. Vichy Idéal Soleil Clarify FPS 60 – cor clara, extra clara, média e morena.
Um dos melhores protetores com cor porque acelera o processo de uniformização da pele, promovendo o clareamento de manchas. Além da sua alta cobertura, tem ação microesfoliante que retira gradativamente as células pigmentadas.
2. Active C10, da La Roche-Posay
Além de suavizar sinais de envelhecimento da pele, este dermocosmético à base de vitamina C pura é eficaz para o clareamento de manchas. Usar pela manhã, antes do protetor solar e à noite após o banho, quando você faz a limpeza da pele.